Postada em 29/04/2022
1º DE MAIO - DIA DO TRABALHADOR

Veja o Vídeo:

 

 
O dia 1º de Maio marca a luta dos trabalhadores pela redução da jornada de trabalho, quando no século XIX os trabalhadores eram submetidos a jornadas exaustivas muitas vezes em condições insalubres e desumanas.
 
Esta luta resultou em uma jornada de trabalho mais digna, possibilitando a divisão das 24 horas do dia em três partes, sendo 8 horas de trabalho, 8 horas para o descanso e 8 horas para que o trabalhador pudesse ter convivência familiar e social, além da possibilidade de se profissionalizar.
 
Quando lutávamos por uma jornada de 40 horas semanais, adequando a uma nova realidade social, fomos submetidos ao aumento exacerbado do desemprego e a fomentação de trabalhos precários, como o fenômeno da "uberização", onde muitas vezes o trabalhador se submete a uma jornada 12, 15 horas de trabalho, para garantir o sustento próprio e de sua família, o que nos fez retroceder a algo semelhante ao que se vivia no século XIX.
 
É triste esta realidade, mas, a esperança resiste, é hora de luta. É hora de lutar para mudar a correlação de força no Congresso Nacional e o momento é propício e, com as eleições deste ano, é hora de eleger os companheiros sindicalistas que se colocam à disposição para mudar a história dos trabalhadores e do movimento sindical, é hora de eleger governantes comprometidos com os trabalhadores e, só assim, garantir mais dignidade e qualidade de vida ao povo brasileiro.
 
Viva os trabalhadores, viva o SEAAC, viva os sindicatos, viva a CSB!

SEAAC 2024 - Todos os Direitos Reservados